SISUTEC 2019: Inscrições, Cursos e Vagas

Agora, além de oferecer cursos de graduação, o governo federal oferece ensino técnico de forma gratuita por meio do SISUTEC 2019. A maioria das etapas funciona da mesma maneira que o SISU tradicional, por isso, aqueles que já conhecem o andamento deste benefício estarão familiarizados com o SISUTEC 2019. Além de oferecer formação grátis, estudar em uma instituição pública também traz credibilidade ao aluno!

SISUTEC 2019

SISUTEC 2019

O que é o SISUTEC 2019?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

As instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

✓ Saiba também como realizar a sua inscrição nos programas:

O processo seletivo acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. O seu funcionamento é muito parecido ao do SISU tradicional, a única diferença é no SISUTEC são oferecidos somente cursos para a formação técnica, enquanto que no programa comum é oferecida graduação para licenciatura e bacharelado.


Quem pode se inscrever no SISUTEC 2019?

Embora a oportunidade de conseguir iniciar uma formação profissional de forma gratuita seja tentadora, o MEC estipulou algumas exigências para selecionar os candidatos.

São poucas os requisitos, mas devem ser respeitados impreterivelmente, quer dizer, em sua forma total. Veja quem pode se inscrever no SISUTEC 2019:

  • Candidato que tenha realizado a prova do ENEM no ano anterior;
  • Ter concluído o Ensino Médio.


Por que tentar uma vaga no SISUTEC 2019?

Atualmente, os cursos técnicos representam uma modernização no mercado de trabalho, por oferecer formação de qualidade em menor tempo as empresas estão contratando tecnólogos com mais frequência.

É um processo ágil e que abrangem várias áreas, na maioria das vezes voltado para tecnologia, industria e mecânica. Mas, os cursos oferecidos pelo SISUTEC 2019 não se limitam em um único setor, veja a lista de algumas das áreas:

  • Saúde humana e animal;
  • Mecânica;
  • Alimentos;
  • Construção e arquitetura;
  • Estética e beleza;
  • Educação;
  • Informática;
  • E muito mais.

Vagas SISUTEC 2019

Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas, 85% das vagas SISUTEC 2019 serão preenchidas por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.
 
Além disso, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais parceiras do SISUTEC reservarão o percentual de vagas, por curso e turno, correspondente ao percentual de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação do local de oferta de vagas da instituição.

Dessa forma, durante as duas chamadas do SISUTEC 2019, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no ENEM.

Inscrições SISUTEC 2019

As inscrições SISUTEC 2019 acontecem exclusivamente pela internet, no site do programa, usando necessariamente o número de inscrição e senha que foram cadastrados no portal do ENEM.

É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique atento aos documentos exigidos para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

Para 2019, ainda não foi divulgado o período para realizar a inscrição. Fique atento ao site do SISUTEC, pois é por lá que todas as principais informações são divulgadas. Além disso, o aplicativo do SISUTEC disponível para os sistemas IOS e Android também disponibiliza consultas importantes, mas não permite a realização das inscrições.