SISU 2019: Inscrições, Notas de Corte, Lista de Espera

O governo federal oferece a chance para os jovens iniciarem uma graduação, é por meio do SISU 2019 que os interessados devem cadastrar a nota obtida no ENEM e torcer para ser aprovado no processo seletivo. Desde 2010, quando o programa começou a funcionar, milhares de pessoas conseguiram a oportunidade de ter uma formação de forma gratuita. Todas as informações sobre o SISU 2019 estão neste artigo!

SISU 2019

SISU 2019

Como Funciona o SISU 2019

O SISU 2019 é um sistema de total responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), o órgão define toda a área burocrática e gerencia tudo o que tem relação com o programa. 

O processo de seleção SISU 2019 começa antes mesmo dos candidatos se inscreverem no site do programa, já que é necessário realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e utilizar a nota obtida na prova como critério de seleção.

Assim como no PROUNI 2019 e o FIES 2019, as universidades públicas, aquelas que são mantidas com recursos do governo, classificam os candidatos de acordo com uma nota de corte SISU. Ela representa uma pontuação mínima que precisa ser adquirida na prova do ENEM. 

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o SISU calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Esta pontuação é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. Por tanto, se esforçar para conquistar uma boa nota no ENEM é uma maneira de adiantar-se nas outras oportunidades que virão.


Quem pode se inscrever no SISU 2019?

Afim de classificar os jovens que desejam uma oportunidade de formação gratuita e de qualidade, o MEC tem algumas exigências, são poucas, mas todas devem ser cumpridas integralmente. Veja quem pode se inscrever no SISU 2019:

  • Candidato que fez o ENEM no ano de 2018 e tenha obtido na redação a nota que não seja igual a zero;
  • Não ter feito a prova do ENEM 2018 como trainee, quer dizer, menores de 18 anos que na maioria das vezes não concluíram o Ensino Médio.


Inscrições SISU 2019

Todos os processos que envolvem as inscrições SISU 2019 são feitas via internet no portal do programa. Para se candidatar é necessário inserir somente o número de inscrição e senha que foram cadastrados no portal do ENEM. Para recuperar esta informação basta acessar o portal do participante.

O período para realizar a inscrição acontece normalmente em 3 dias, para 2019 não foram divulgadas as datas oficiais, mas caso mantenha as mesmas de 2018 será entre 23 e 26 de janeiro. Nestes mesmos dias é possível escolher até 2 opções de cursos, sendo a primeira considerada como preferencial, fica valendo a última opção selecionada até a data limite das inscrições.


Resultado SISU 2019

O resultado do SISU 2019 pode ser consultado no boletim do candidato, na página do SISU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161. Todas as informações referentes a matrícula e documentos necessários para a efetivação do cadastro, devem ser esclarecidas direto na instituição a qual o candidato foi selecionado.

É importante ficar atento a data limite para a realização da matrícula, pois o não comparecimento no local até o período desejado implica na desclassificação do candidato e automaticamente ele perde a vaga. 

Os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula podem manifestar interesse em participar da lista de espera SISU.

O candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do SISU 2019

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. É importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse!