Saiba qual a diferença entre senador, deputado federal e estadual

Conhecer tudo sobre política é um grande desafio, afinal são tantos cargos, partidos, e candidatos que podem deixar tudo mais confuso. Mas você sabe quais são os cargos do Poder Legislativo, que faz as leis e fiscaliza o Poder Executivo?

Qual a diferença entre senador, deputado federal e estadual

Qual a diferença entre senador, deputado federal e estadual

As eleições para esses cargos acontecem a cada quatro anos, e, nas eleições 2018 os cargos de presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais/distrital serão renovados.

Neste artigo vamos te explicar qual a diferença entre senador, deputado estadual e federal, cargos públicos, representantes do povo e eleitos por voto direto. Confira:

Deputado Estadual

O deputado estadual é um representante eleito pelo povo que ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do seu Estado. Partem dos deputados estaduais os projetos de lei, a fiscalização aos governadores, abertura de CPIs estaduais, entre outras coisas e trabalha pelo estado como um todo.

No entanto, para ter ideias e lançar leis ou projetos é preciso ter a aprovação por meio de voto da maioria dos deputados da assembleia para ir adiante com a proposta, no direcionamento de verbas e outras atividades.

Os projetos podem ser para melhorar uma comunidade ou uma área básica de prestação de serviços como saúde, educação, transporte, urbanismo ou esportes.


Deputado Federal

Diferente do deputado estadual, que continua trabalhando e morando no seu estado, o deputado federal tem que se mudar ou viajar constantemente para Brasília (DF), pois a função na qual foi eleito é exercida ocupando uma cadeira no Congresso Nacional, que fica localizado na capital federativa do Brasil.

O deputado federal também pode sugerir projetos para votação, mas também pode votar em projetos e mudanças de leis no Congresso propostos em âmbito nacional.

A representação, nesse caso é para cuidar dos interesses da população de todo o país.

Outra função importante do deputado estadual é fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo do Governo Federal, onde cobra o cumprimento das leis ou pode levar para votação os casos considerados errôneos.


Senador

Já o senador exerce sua função no Senado Federal, uma das três casas do Poder Legislativo brasileiro.  Assim como o deputado federal o senador também trabalha em Brasília, sendo residente permanente ou viajando apenas para trabalhar.

A aprovação das leis ou mudanças na legislação e projetos são realizadas pelos senadores, ocupantes de cargos políticos do trabalho. Porém esses projetos só chegam até o Senado depois de serem votados e aprovados na Câmara dos Deputados.

Além de votar projetos e leis que já passaram pelo Congresso Nacional, os senadores também podem ser convocados para fazerem uma análise de projetos e situações especificas.

Um desses exemplos são as comissões especiais, que são formadas apenas por senadores. A Comissão de Ética, por exemplo, é formada apenas por senadores.