Programa Escola da Família 2016

Se você estuda em uma escola pública, já imaginou como seria ótimo poder aproveitar o espaço escolar para conviver com a sua comunidade? É isso que o programa Escola da Família 2016 proporciona. Durante os fins de semana, as escolas públicas credenciadas transformam-se em verdadeiros centros de lazer. Quer saber mais a respeito do programa Escola da Família 2016? Continue lendo!

1

Programa Escola da Família 2016

  • Conheça também os cursos e como se inscrever no ETEC!

A iniciativa do programa ocorreu no final de 2003 e logo ele se concretizou. Desde então, o programa criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo passou a estimular as escolas da rede pública a abrirem suas portas para a comunidade durante os fins de semana, disponibilizando seu espaço para que as pessoas pudessem conviver harmoniosamente em um local seguro, contar com atividades de lazer e recreação e ainda ter acesso a diversos serviços públicos.

Vista como uma iniciativa solidária, o programa rapidamente ganhou popularidade e realizou parcerias com ONGs e empresas, além de atrair também jovens educadores universitários e voluntários. Com isso, muitos bairros foram beneficiados.

O que mantém o programa Escola da Família 2016 funcionando são os recursos financeiros oferecidos pela Secretaria da Educação às escolas credenciadas. Além disso, o programa é coordenado por um educador (um professor ou um vice-diretor, por exemplo) e supervisionado pelo diretor da unidade de ensino. Essa coordenação das atividades das escolas participantes garante que o programa continue funcionando e cumprindo seu principal objetivo: ajudar a comunidade.

Programa Escola da Família 2016: Resultados

Até o ano passado, o programa Escola da Família apresentou o seguinte balanço:

  • 220 mil educadores universitários beneficiados
  • 766 milhões de participantes registrados
  • 39 mil educadores profissionais
  • 206 mil voluntários
  • 37.8 milhões de atividades realizadas

2

As atividades do programa Escola da Família 2016 são organizadas com base em 4 vertentes: esporte, cultura, geração de renda e cuidados com a saúde.

Atualmente, há cerca de 2.310 unidades escolares espalhadas por todo o estado de São Paulo credenciadas ao programa Escola da Família. A maioria dessas unidades escolares localizam-se em regiões socialmente vulneráveis. Nessas regiões, a comunidade encontra na escola o único instrumento público no qual são centralizadas as atividades de lazer e cultura e o convívio pacífico da população, bem como o acesso a diversos serviços públicos.

Não são somente os alunos que podem participar. O programa Escola da Família 2016, como o próprio nome indica, incentiva a participação e o envolvimento dos pais em todas as atividades realizadas como uma forma de promover e valorizar a educação e a escola.

3

Programa Escola da Família 2016: Como Participar

Se você já estuda na rede pública de ensino, não é preciso realizar nenhuma inscrição para participar do programa Escola da Família 2016. Clique nesse link para conferir qual é a escola mais próxima de você que aderiu ao programa.

Se você é representante de uma unidade de ensino da rede estadual, pode aderir voluntariamente ao programa. Entre em contato com a coordenação geral do programa através do e-mail escoladafamiliasecretaria@gmail.com ou pelo telefone (11) 3218-2117 e informe seu interesse em credenciar-se.

    1. cibelia
      • Stefani
    2. damiao
    3. Viviane Lima
      • samara queiroz valentim
    4. Tayná Gama Sobrinho
    5. Tayná Gama Sobrinho
    6. Paula
    7. BRUNA
    8. maria de lourdes fasan
    9. Mayara Gonçalves Barros
    10. Larissa Novais
    11. douglas
    12. Rodolfo aparecido
    13. Liliane Camargo
    14. Ana Paula Sales
    15. Rafael Damascena Dias
    16. maradamasena@yahoo.com.br
    17. Danielly Souza
    18. kelly viviani santos
    19. samara queiroz valentim

    Adicione Seu Comentário