IPTU Manaus 2019: Consultar Valor, Isenção, 2 via e Descontos

Estar com os impostos em dia é uma forma de cumprir com seu papel de cidadão. Em Manaus, os munícipes que pagam o IPTU Manaus 2019 evitam multas e complicações com a sua propriedade. Além disso, o IPTU Manaus 2019 é uma forma de investir em sua própria cidade.

IPTU Manaus 2019

IPTU Manaus 2019

Como funciona o IPTU Manaus 2019?

Assim como em todo o país, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aplicado em Manaus é um cobrança gerenciada pela Prefeitura Municipal. Seu objetivo é o de recolher fundos para os cofres públicos.

✓ Saiba ainda quais são os novos valores do IPVA 2019 de cada estado!

E todos os munícipes que possuírem em seu nome algum tipo de propriedade devem realizar o pagamento. O valor arrecado deve chegar a R$418,9 milhões.

Com o dinheiro setores públicos, como: saúde, educação, segurança, obras e infraestrutura, devem receber melhorias.

Na cidade são cerca de 538 mil contribuintes. Proprietários de imóveis como: casas, apartamentos, terrenos, prédios e comércios.


Valor IPTU Manaus 2019

Para definir qual será o valor IPTU Manaus 2019 deve ser levado em consideração quanto vale a propriedade. Considerando o bairro em que esta localizada, sua infraestrutura, tamanho em m² e etc.

Com estas informações é registrado na Prefeitura Municipal o valor venal do imóvel. Podendo sofrer reajustes anuais, conforme melhorias no bairro ou obras na propriedade.

Uma alíquota também definida pela administração pública é multiplicada por este valor. Tendo como resultado o valor do IPTU.

A alíquota é diferente para cada tipo de imóvel. Quer dizer, se é uma residência, terreno, comércio ou prédio.

Estas informações devem estar descritas no carnê do imposto. E podem ser verificadas no portal da Secretaria Municipal de Finanças.


Pagamento IPTU Manaus 2019

Como é sempre muito importante realizar o pagamento IPTU Manaus 2019 para evitar juros e acumulações de dívidas, o contribuinte deve se atentar a data de pagamento.

Receberão desconto de 10% aqueles que efetuarem o pagamento total à vista. Até a primeira quinzena do mês de março. Normalmente no dia 15 a cota única e a primeira parcela daqueles que dividiram o IPTU, devem ser quitadas.

O parcelamento pode ser feito em 10 vezes, mas sem desconto. As agências bancárias da cidade e as casas lotéricas devem ser consultadas para verificar se fazem o recebimento do imposto.

E se oferecem serviços digitais, por exemplo, pagamento por internet banking e caixa eletrônico.


Isenção IPTU Manaus 2019

Existem alguns donos de imóveis e propriedades em geral, que não necessitam realizar o pagamento do imposto. Normalmente, por apresentar algum tipo de necessidade especial.

Recebem a isenção IPTU Manaus 2019:

  • Pessoas com falta de capacidade contributiva;
  • Portadores de necessidades especiais;
  • Imóveis localizados no centro histórico;
  • Portadores de doenças crônicas.

O imóvel deve estar em nome do indivíduo nesta condição. O requerimento do benefício comprovando a situação é feito na Secretaria Municipal de Finanças.


Consulta e 2 via IPTU Manaus 2019

Para verificar o valor que deve ser pago no imposto o contribuinte pode, de uma só vez, fazer a consulta e 2° via IPTU Manaus 2019. Assim, além de saber o valor é possível fazer a emissão do boleto.

Para isto, basta ter acesso ao portal de serviços. Como mostra o passo a passo:

Passo 1: Acessar o site do Portal de Serviços de Manaus;

Passo 2: Na primeira página, coloque o mouse sobre ‘SEMEF’. Em seguida, clique em ‘Cidadão’;

Passo 3: Agora, selecione ‘IPTU’;

Passo 4: Dentre as opções, escolha ‘Pagamento de IPTU’;

Passo 5: Clique na opção ‘Acesso rápido’;

Passo 6: Insira a matrícula do IPTU. E o código que aparecerá. Depois, clique em ‘Consultar’.