Fundo Garantidor FIES 2019: O que é? Documentos, Nome Sujo

Assim como outros financiamentos, o Fies gera alguns riscos. Porém, com o Fundo Garantidor FIES 2019 tudo se tornou mais fácil, e garante a você estudante uma maior garantia de pagamento das parcelas. Para saber como funcionamo o Fundo Garantidor FIES 2019, basta apenas continuar nos acompanhando! 

Fundo Garantidor FIES 2019

Fundo Garantidor FIES 2019

Entenda mais sobre o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies é um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o MEC e diversas instituições do ensino superior privado. 

Este programa tem como objetivo financiar as mensalidades dos cursos, dando assim ainda mais oportunidade para aqueles que não tem condições de arcarem com os custos de um curso privado. 

Com o FIES é possível financiar um curso a juros baixos – ou mesmo sem juros! – e ainda ganhar um prazo super longo para pagar as parcelas do financiamento.

✓ Veja como realizar o aditamento FIES 2019 de acordo com as novas regras!

Porém, para conseguir uma vaga não é assim tão fácil. O estudante deve passar por diversas fases e enfrentar algumas burocracias impostas pelo governo e pelas instituições bancárias.

Abaixo, confira mais informações sobre!


O que é o Fundo Garantidor FIES 2019?

O FIES exige que o estudante tenha um fiador, ou seja, aquela pessoa que arque com as parcelas futuras caso o estudante não consiga paga-las após o término do curso. 

Porém, recentemente o MEC realizou algumas alterações nessa regra principalmente. Hoje em dia, é possível que que o estudante utilize o Fundo Garantidor FIES 2019.

O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), utiliza recursos do governo federal para amparar, principalmente, os estudantes com vulnerabilidade social. Dispensando a presença de um fiador.

Conheça as 3 Formas de financiar a faculdade além do FIES!

Geralmente, são ofertadas em média 100 mil vagas por ano para o Fundo Garantidor FIES 2019!


Pré-requisitos para conseguir o Fundo Garantidor FIES 2019

Para conseguir o Fundo Garantidor FIES 2019, o candidato precisa se encaixar em alguns critérios de avaliação impostos pelo próprio Governo Federal. Abaixo, confira todos eles:

  • Apresentar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Obter o financiamento para curso de licenciatura.
  • Ser bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) e usar o FIES para financiar a outra metade do mesmo curso e faculdade em que tem a bolsa.

Atenção! Além desses requisitos, para conseguir o fundo garantidor é necessário que a faculdade onde o candidato deseja estudar tenha aderido a essa modalidade de fiança. Recomendamos verificar essa informação durante o processo seletivo do FIES.


Saiba como aderir o Fundo Garantidor FIES 2019

Antes de tudo, é importante que você esteja ciente que para solicitar o Fundo Garantidor FIES 2019 é necessário ter sido selecionado para uma vaga neste programa. 

Ciente disso, inscreva-se no site do FIES. Durante o procedimento de seleção, você deverá escolher a vaga desejada e acompanhar a evolução da nota de corte parcial todos os dias. Como o FIES classifica os candidatos com base na nota do Enem, aqueles que tiverem pontuação mais alta têm mais chances de passar.

Caso aprovado, siga as instruções abaixo para aderir o Fundo Garantidor FIES 2019:

  • Faça seu cadastro no site oficial do SisFies. Será necessário detalhar toda a documentação sobre renda, escolaridade, situação socioeconômica, etec.
  • Após ter se cadastrado no SisFies, é preciso apresentar uma série de documentos à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde o candidato conseguiu financiamento. Lá, todo material será analisado e validado.
  • Agora chegou o momento de ir até uma agência bancária para formalizar a obtenção do financiamento. Neste último passo, o candidato deverá ter em mãos toda a documentação necessária, além do aval da CPSA. É neste momento que ele fará a adesão ao Fundo Garantidor.

Estou com o nome sujo, posso aderir o Fundo Garantidor FIES?

Essa é uma das perguntas mais frequentes. E sim, quem está com o nome sujo pode aderir o Fundo Garantidor FIES 2019. Afinal, essa regra foi criada justamente para aquelas pessoas que têm renda mais baixa ou restrições de crédito.

Mas, é importante estar atentos. Pois, é preciso se encaixar em alguns dos critérios que mencionamos acima (renda, tipo de curso ou bolsa parcial do ProUni).