FIES 2019: Inscrições FIES, Aditamento, Resultado

Os interessados em iniciar um curso de graduação em uma universidade privada podem contar com o FIES 2019, um programa do governo federal que tem o intuito de aumentar as oportunidades de estudo. Por meio do FIES 2019 é possível financiar as mensalidades e pagá-las depois de um tempo, ou seja, primeiro você se torna um profissional e depois paga a capacitação. Mais informações sobre o programa você encontra neste artigo!

FIES 2019

FIES 2019

O que é e Como Funciona o FIES 2019?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Existe ainda o P-FIES, destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Neste caso, as condições de concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

Saiba também como realizar a sua inscrição nos programas:

Durante o curso, o estudante que possui financiamento FIES deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.


Quem pode participar do FIES 2019?

Existe um público alvo e exigências que determinam quem pode participar do FIES 2019 , mas a lista é bem simples. Veja:

  • Estudantes com renda familiar máxima de 3 salários mínimos por membro;
  • Ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010;
  • Ter obtido nota mínima de 450 pontos no ENEM e não ter zerado na redação;
  • Buscar por um curso superior com avaliação positiva do MEC e instituição cadastrada.

Lembrando que é importante que o candidato tenha um fiador, que funciona como um garantidor da sua dívida. Sem esta pessoal não é possível conseguir o financiamento.


Novo FIES 2019

O novo FIES 2019 é um modelo de financiamento estudantil moderno, que teve início no primeiro semestre de 2018, ele divide o programa em 3 diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

As outras duas modalidades de financiamento FIES são para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Elas funcionarão com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.


Inscrições FIES 2019

As inscrições FIES 2019 serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, a contratação do financiamento.

O período para o cadastro em 2019 ainda não foi divulgado, mas em 2018 o início foi em 19 de fevereiro e o término em 2 de março, é possível que as datas sejam mantidas.

No primeiro acesso o candidato deve informar o número de CPF e data de nascimento, o sistema pedirá uma senha e e-mail válido para onde será enviado o link para confirmação do cadastro.

Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e–mail registrado um link para ativação. Após a ativação, retorne ao FiesSeleção 2019, clique sobre a opção “Já sou cadastrado”, e informe o CPF e a senha cadastrada. Além dos dados pessoais, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Para concluir, selecione um grupo de preferência e escolha até 3 opções de curso dentre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, que vai de acordo com o seu perfil e interesse.


Contratação FIES 2019

Conferindo os resultados e após a complementação da inscrição no site do Fies Seleção, para a contratação FIES 2019, o candidato deve:

  • Comparecer à  Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) que fica na universidade, para validar suas informações em até 5dias contados a partir do dia ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies;
  • Comparecer a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil após à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada. Uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.