Empregador WEB 2019: Como Funciona? Cadastro, Requerimento Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego pode causar algum desconforto para o funcionário, mas também para o empregador, e para facilitar este processo burocrático o Ministério do Trabalho criou o empregador web 2019, uma página digital que deixa disponível algumas ferramentas para que os gestores de empresas possam facilitar o preenchimento do requerimento seguro desemprego. Entenda melhor sobre o empregador web 2019 neste artigo.

Empregador WEB 2019

Empregador WEB 2019

Como Funciona o Empregador WEB 2019

É obrigatório que os empregadores usem o aplicativo Empregador Web 2019, disponível no portal Mais Emprego para Requerimento do Seguro Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O sistema Empregador Web permite a realização de nomeação e  cadastro do procurador que será  o representante no Requerimento de Seguro Desemprego/ Comunicação de Dispensa. Possuindo o procurador e o empregador o certificado digital padrão, a procuração obtida via Empregador Web não necessita ser submetida à validação do sistema de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, de forma presencial.

As vantagens desse aplicativo são:

  • Possibilidade de envio de informações utilizando arquivo migrado do sistema de folha de pagamento;
  • Otimização no preenchimento, dispensando o requerimento adquirido em papelarias.


Sobre o Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é um benefício que faz parte de seguro social, e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado sem justa causa. Após a Constituição de 1988, o benefício do Seguro Desemprego passou a integrar o Programa do Seguro-Desemprego que além de prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado auxilia na manutenção e busca de emprego, promovendo:

  • Ações integradas de orientação;
  • recolocação e qualificação profissional.

O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o requerimento do Seguro Desemprego devidamente preenchido. Duas vias desse formulário devem ser levadas a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, junto com outros documentos, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e os dois últimos comprovantes de pagamento.

 Veja o que há de novo em:
Seguro Desemprego 2019
Calendário do PIS 2019

 

 


 Cadastro Empregador WEB 2019

Por determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, todas as empresas são obrigadas a utilizar o aplicativo empregador WEB 2019 ou ter contato com empresas de contabilidade, e contadores que façam o uso desta ferramenta em nome da empresa. Para realizar o cadastro empregador WEB 2019 é necessário ter acesso a internet. No tutorial a seguir fica mais fácil compreender como funciona este processo:

Passo 1: Acessar o portal do Empregador WEB 2019;

 

Passo 2: Na coluna do lado esquerdo da página clique em ‘Cadastrar Gestor’;

Passo 3: As próximas etapas envolvem o preenchimento de informações sobre a empresa e o gestor.

Manual do Empregador WEB 2019

Por ser uma ferramenta virtual é comum que surjam dúvidas sobre como funciona o Empregador WEB 2019, como realizar o cadastro, e algumas questões que podem impossibilitar a emissão do requerimento do Seguro Desemprego.

É por isso que o Ministério do Trabalho deixa disponível o manual do empregador WEB 2019, no documento estão descritas todas as informações sobre o programa.

Tenha acesso ao caderno de perguntas e repostas por meio deste link. Ensinamentos sobre a resolução de alguns erros também são mostradas, podendo servir como um guia para as empresas.

Outras informações e dificuldades podem ser esclarecidas por meio do Portal Alô Trabalho, no telefone 158 que funciona das 7h às 19h, em todos os dias da semana.