Concurso SUS 2019: Inscrições, Edital, Provas e Vagas

Com o índice de desemprego no país registrando números assustadores, buscar por oportunidades em concursos é uma garantia de emprego, os trabalhadores concursados recebem benefícios e podem ficar tranquilos quanto ao tempo de serviço. Por isso, os profissionais da saúde devem estar atentos ao concurso SUS 2019, esta que é a porta de entrada para atuar na principal rede do país. No artigo você encontra mais sobre o concurso SUS 2019.

Concurso SUS 2019

Concurso SUS 2019

Sobre o SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Proporcionando o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.

A atenção integral à saúde, e não somente os cuidados assistenciais,  passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida. A rede que compõem o SUS é ampla e abrange tanto ações, como serviços de saúde.

Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias e assistência farmacêutica.


Concurso SUS 2019

Para o ano de 2019 ainda não foi divulgada oficialmente uma data para a abertura do concurso SUS 2019, mas os interessados em fazer parte do corpo de funcionários deve estar atento ao site do Ministério ou Secretaria da Saúde de seu estado e do SUS do seu município.

✓ Saiba como se tornar um Fiscal do ENEM 2019!

Na maioria das vezes é por lá que é divulgado o edital concurso SUS 2019 e todas as principais informações referentes a inscrição, número de vagas, local de prova e etc.

Não são só os profissionais da saúde que podem se inscrever para o concurso, em algumas situações e conforme a necessidade de cada unidade, são lançadas vagas para administradores, cotadores, secretários, agentes, recepcionistas e até mesmo cargos que exigem somente o ensino médio.

Lembrando que todas as informações referentes a esta distribuição de oficios estará presente no edital!


Prova Concurso SUS 2019

Quanto a prova concurso SUS 2019 ela é composta de questões objetivas de múltipla escolha, com assuntos referentes a disciplina de matemática, língua portuguesa, ciências biológicas, conhecimentos gerais e dependendo do cargo questões específicas.

Quem determina a composição da prova, formula as questões e trata dos assuntos referentes a aplicação da mesma, é uma empresa contratada pelo município/estado que presta este tipo de serviço.

Por isso, quando é divulgada a abertura do concurso SUS 2019 os interessados devem acessar o site desta empresa, pois é lá que estarão todas as informações, inclusive a maneira como deve ser feita a inscrição. 

A prova acontece geralmente no município em que o candidato pretende atuar. O resultado concurso SUS 2019 fica disponível no site da empresa que promoveu o exame.


Inscrições Concurso SUS 2019

Como já foi dito, ainda não houve uma divulgação oficial sobre o período de inscrições concurso SUS 2019 que atinja os interessados de forma nacional, mas cada região pode lançar a abertura deste processo seletivo conforme a necessidade de sua unidade.

Para concorrer a uma vaga no concurso SUS 2019 é necessário cumprir as seguintes exigências:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos ou a completar até a data da contratação;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
  • Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
  • Ser possuidor de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo e de Documento de Identidade (RG);
  • Possuir escolaridade/pré-requisitos exigidos para o emprego;
  • Não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade no serviço público ou exonerado a bem do serviço público mediante decisão transitada em julgado;
  • Submeter-se, por ocasião da contratação, ao exame médico pré-admissional, de caráter eliminatório,para constatação de aptidão física e mental;
  • Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de emprego ou função pública, ressalvados os empregos acumuláveis previstos na Constituição Federal;
  • Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória;
  • Preencher as exigências do emprego segundo o que determina a Lei.

É necessário ainda, pagar uma taxa para realizar a inscrição, o valor é variado para cada região e cargo, podendo chegar até R$200,00. Somente com o pagamento desta taxa é que o candidato estará devidamente inscrito.


Trabalhar no SUS

Se a espera pelo concurso for demorada, existe um outro meio de buscar por uma vaga e trabalhar no SUS. No site da Secretaria de Saúde de cada estado fica disponível uma página para que o interessado cadastre o seu currículo e busque por oportunidades no SUS e nas suas variações.

Como exemplo, veja a forma de se cadastrar para atuar no estado de São Paulo.

Passo 1:

Passo 2:

  • Preencha todas as informações, e encaminhe o seu currículo;