Como Ser Fiscal ENEM 2019: Como se Inscrever? Requisitos

Muitos desejam ser fiscal nos dias em que as provas do ENEM 2019 estão sendo realizadas. Milhares de pessoas procuram por informações sobre como ser fiscal ENEM 2019, se você está entre elas, veio ao lugar certo! Aqui neste post reunimos todas as informações referentes a como ser fiscal ENEM 2019. Abaixo, confira tudo sobre! 

Como Ser Fiscal ENEM 2019

Como ser fiscal ENEM 2019

A seguir, confira todas as informações relacionados à como ser fiscal ENEM 2019

Como o fiscal do ENEM nos dias de prova?

Ao contrário do que muitos pensam, ser fiscal do ENEM não é uma tarefa muito fácil. O mesmo precisa de muita orientação por parte dos instrutores, além disso, necessitam de muita disciplina para que nenhuma fraude venha ocorrer no exame. 

É de total responsabilidade do fiscal monitorar o Exame Nacional do Ensino Médio nas salas no qual o mesmo está sendo realizado. 

Muitos possuem dúvidas do real papel do fiscal. Veja a seguir:

  • O fiscal deve cooperar para organização do ambiente de aplicação das provas;
  • Receber os inscritos e conferir a documentação;
  • Verificar qualquer incidente durante a prova;
  • Fazer uma análise geral do ambiente e da segurança do mesmo, entre outras funções.

O que faz um Fiscal do ENEM?

O Enem é um exame de nível nacional, o que se deve ter muito cuidado para que não haja nenhuma fraude. E é justamente por isso, que deve-se ter muito cuidado em todas as fases que envolvem este processo, principalmente no dia em que as provas estão sendo realizadas. 

✓ Realize agora o seu cadastro no Cad Único 2019!

É ai que o fiscal no Enem entra! Eles são de suma importância para que este exame aconteça e seja valido como seguro e verdadeiro. 

Muitas pessoas ainda não sabem, mais existem várias especialidades de fiscais, onde antes de se inscreverem devem estar atentos. 

Entre as principais especialidades estão:

  • Coordenador de Local; 
  • Assistente de Local; 
  • Chefe de sala; 
  • Aplicador; 
  • Aplicador Especial (Ledor, Intérprete, entre outros auxílios);
  • Fiscal de Volante;
  • Fiscal de Banheiro; 
  • Pessoal de Apoio.

A remuneração paga para os fiscais do ENEM 2019 variam de acordo com o tipo de vaga que o candidato escolheu. Em seu último exame, a remuneração inicial foi de R$220,00. Espera-se que esse valor sofra reajustes para a edição 2019. 


Como ser fiscal ENEM 2019? 

Está com dúvidas sobre como ser fiscal ENEM 2019? O primeiro passo que você deve seguir é realizar sua inscrição, para que assim possa confirmar participação neste exame tão importante para a maioria dos jovens e adultos que desejam ingressar no ensino superior. 

Para estar altamente preparados, a maioria das pessoas que se candidatam para serem fiscais do ENEM, participam de palestras onde as mesma instruem corretamente o que cada um deve fazer. 

✓ Veja como ter acesso ao seu Passe Livre estudantil 2019!

Abaixo, montamos um simples passo a passo de como realizar a inscrição. Siga conosco para conferir! 


Inscrições Fiscal ENEM 2019 

Para se candidatar à ser fiscal do ENEM você terá duas formas: On-line e presencial. A seguir, veja como cada uma delas funcionam!

On-line 

Essa é a maneira mais prática de realizar seu cadastro para ser fiscal do ENEM 2019. Para realizá-lo siga as instruções abaixo:

  • Acesse o site da Fundação Cesgranrio para se cadastrar: Clique aqui
  • Acesse o site do Cespe para se cadastrar: Clique aqui

Nestes dois sites, procure pelas informações relacionadas aos Fiscais e faça sua inscrição! 

Presencialmente

Essa é umas das formas de se inscrever para ser fiscal do ENEM 2019. Se você escolheu essa opção, deverá se direcionar em uma das escolas ou universidades onde o exame será aplicado e assim realizar seu cadastramento. 

Atenção! Essa forma de inscrição é mais restrita para alunos e professores das instituições participantes.