CNH DIGITAL 2019: Emitir CNH Digital? Detran, Cadastro

Com a tecnologia presente na vida dos brasileiros, não há mais desculpas para não andar com a sua carteira de habilitação. Já que a CNH digital 2019 trouxe mais praticidade e modernidade à vida dos motoristas do país. Para emitir a CNH digital 2019 basta comparecer a unidade do DETRAN em que foi emitida a sua habilitação. Desde 2018 todos os 27 estados do país estão aptos a emissão do documento virtual.

CNH-DIGITAL-2019

CNH DIGITAL 2019

O que é CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento brasileiro que comprova a aptidão do indivíduo ao dirigir um veículo automotor. Incluindo: moto, carro, micro-ônibus, ônibus, caminhão e carreta.

Para emitir o documento é necessário ser maior de 18 anos e alfabetizado. Além de passar por um curso preparatório com aulas teóricas e práticas o motorista precisa ainda, fazer um exame prático final avaliado por um funcionário do Departamento de Trânsito (DETRAN).

Se aprovado a CNH provisória é emitida com validade de 1 ano. Dado esse período é necessário pagar uma taxa para emissão da habilitação definitiva. O motorista não pode sofrer nenhuma infração durante a circulação com a CNH provisória. Aproveite também e informações sobre as inscrições para a CNH Social 2019!

Como Funciona a CNH Digital 2019

Disponível em todo o Brasil desde fevereiro de 2018, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) é um documento virtual que se assimila ao documento físico. A CNH tradicional continuará a ser emitida, o principal objetivo da CNH digital 2019 é trazer mais comodidade e praticidade ao motorista.

Para ter acesso a habilitação eletrônica é preciso ter o QR Code, um código localizado na parte interna do documento. As carteiras emitidas a partir de maior de 2017 possuem essa identificação. Os interessados com a versão antiga precisam solicitar a segunda via ou renovar a impressa.

A CNH Digital 2019 fica instalada em Smartphones ou Tablets. Sendo 100% segura, pois possui:

  • Assinatura digital com certificado do DETRAN emissor no padrão ICP Brasil. Por seguir o padrão brasileiro, esta assinatura possui validade legal;
  • Cadastro presencial ou com uso de certificado digital;
  • Utilização de senha forte para atualização de alguns dados cadastrais no Portal de Serviços do DENATRAN;
  • Utilização de senha simples para a visualização e exportação das informações.

Emitir CNH Digital 2019

Se te interessou a possibilidade de ter fácil acesso ao seu documento, sem a preocupação de levar multa por esquecê-lo em casa, você precisa saber como emitir a CNH digita 2019.

Quem possui a habilitação, mas não a porta quando atua como motorista comete infração leve e necessita pagar multa de R$88,38 e 3 pontos na carteira.

Quem não possui o cadastro digital precisa se cadastrar no portal do DENATRAN e depois comparecer ao DETRAN que emitiu sua primeira habilitação para atualização dos dados. Com o certificado digital todo o processo é feito via internet, mas esse é um documento pago.

  • Insira os seus dados básicos. Depois, selecione ‘Cadastrar’.

Um e-mail para confirmação dos dados será enviado ao endereço eletrônico do motorista. Depois de concretizado o cadastro no portal basta comparecer ao DETRAN.

E para finalizar, baixar na loja de aplicativos do seu smartphone o aplicativo ‘CNH Digital’ com a escrita de ‘SERPRO’ abaixo. O programa é gratuito.

Contato DETRAN

Mais informações sobre a CNH Digital 2019 podem ser obtidas nas unidades autorizadas do DETRAN. O contato DETRAN de acesso nacional é:

  • Website: Segue o modelo “detran.sigladoestado.gov.br”;
  • Telefone: (11) 3322-3333;
  • Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábado, das 7h às 13h.