CNH COM CHIP 2019: Como funciona? Solicitação do novo formato

Com a tecnologia cada vez mais avançada, a CNH com chip 2019 se tornará uma realidade entre os brasileiros. Extinguindo o uso do papel, além de preservar o meio ambiente, a CNH com chip 2019 terá o modelo de um cartão de crédito e reunirá informações do motorista. Muito mais cômodo aos habilitados e aos fiscais de trânsito. A novidade foi anunciada em 2017, e promete chegar a todos os estados nesse ano de 2019.

CNH COM CHIP 2019

CNH COM CHIP 2019

Como funciona a CNH?

Embora seja empolgante solicitar a CNH com chip 2019, antes disso, o motorista ou futuro motorista precisa entender como funciona a CNH.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento brasileiro, que identifica quem está apto para dirigir um veículo automotor.

✓ Saiba quem tem direito a CNH Social 2019!

Desde motos e carros, até ônibus e carretas. Cada tipo de veículo com a sua categoria, que deve ser conquistada pelo motorista conforme seu desempenho.

As primeiras categorias são ‘A’ e ‘B’ que simbolizam a aptidão para dirigir moto e carro, respectivamente. Para requerer a primeira via da carteira de motorista é preciso ter no mínimo 18 anos.

A solicitação é feita principalmente em uma Auto Escola, que instrui os futuros motoristas e aplica aulas teóricas e práticas. Por fim, um fiscal do DETRAN avalia o desempenho do aluno e determina se está ou não apto para a retirada da CNH.


O que é a CNH com Chip 2019?

Ainda em 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou que a partir de 2019 o DETRAN de cada estado deve se adaptar à CNH com chip 2019.

✓ Veja como obter a versão da nova CNH Digital!

O objetivo é reunir em um só documento todas as informações sobre o motorista. Inclusive as relacionadas a multas, infrações e débitos com o DETRAN. Facilitando a abordagem dos fiscais de trânsito, como os policiais rodoviários.

Além da possibilidade de maior duração, comparado ao documento em papel. Outra novidade é que a aposta para o futuro seria de tornar a CNH um cartão de crédito/débito. Permitindo o pagamento de taxas de mobilidade urbana, como os pedágios, ônibus e metrô.

E ainda, usando o documento como forma de identificação pessoal, inclusive com a biometria cadastrada. Possibilitando o controle de acesso a prédios públicos e outros estabelecimentos que firmassem convênio com o DETRAN.


Solicitar CNH com Chip 2019

A CNH com chip 2019 não é obrigatória, isto significa que os motoristas com a habilitação antiga, sendo de papel ou digital, não serão obrigados a solicitar CNH com chip 2019.

A ideia é que os recém-habilitados em 2019 já possuam as suas carteiras no formato com CHIP. Modernizando o sistema de emissão de CNH. O valor da primeira habilitação deve ser reajustado, principalmente porque requer mais investimento tecnológico.

Enquanto isso, os interessados em emitir novo formato da CNH pagarão uma taxa que equivale somente ao valor dessa nova emissão e do custo individual do cartão.

Este serviço pode ser feito no momento da revalidação do documento. As informações relacionadas ao preço serão atualizadas nesse site.

✓ Confira como realizar o cadastro no CadÚnico 2019!

Para emitir a nova via basta comparecer até um posto autorizado do DETRAN de seu estado. A regra principal é estar apto para possuir o documento.


Contato DETRAN

Verifique no DETRAN do seu estado como está funcionando a emissão da CNH com chip 2019. No Rio de Janeiro, algumas cidades já oferecem esse tipo de carteira de motorista.

O contato DETRAN para atendimento nacional é:

  • Website: Modelo padrão – www.detran.sigladoestado.gov.br;
  • Telefone: (11) 3322-3333;
  • Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábado, das 7h às 13h.