Cartão SUS 2019: Online, Cadastrar, Consultar, 2 Via e Imprimir

O documento de identificação do sistema de saúde é o cartão SUS 2019, por meio dele os usuários têm acesso aos benefícios oferecidos gratuitamente pelo governo federal, podem realizar consultas e utilizar o cartão como identificação em hospitais públicos de todo o Brasil. Para emitir o cartão SUS 2019 é bem fácil, assim como todas as outras opções que o envolvem, neste artigo você entende como ele funciona!

Cartão SUS 2019

Cartão SUS 2019

O que é o Cartão SUS 2019?

Programa Mais Médicos 2019 (PMM) é parte de uma iniciativa do Governo Federal. O Cartão SUS 2019 é na verdade um nome popular dado ao Cartão Nacional de Saúde (CNS), que funciona como um identificador dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

✓ Veja como conseguir o Cartão do Idoso 2019!

Este registro contém as informações dos indivíduos, como: dados pessoais (nome, nome da mãe, data de nascimento, etc), contatos (telefones, endereço, e-mails) e documentos (CPF, RG, Certidões, etc).

Entre os benefícios de possuir o Cartão SUS 2019, estão:

  • Rapidez na identificação do usuário;
  • Localização do prontuário pelo número do cartão;
  • Vinculação de: profissional, usuário, estabelecimento de saúde e atendimento;
  • Registro dos atendimentos realizados;
  • Registro do agendamento e execução de consultas e exames;
  • Dispensação de medicamentos;
  • Atualização de dados cadastrais.

Como fazer o Cadastro Cartão SUS 2019?

Caso você não possua o cartão, o Portal Saúde do Cidadão  disponibiliza uma área para fazer o pré-cadastro e gerar um protocolo de atendimento, que será usado por uma unidade de atendimento, como Secretaria Municipal da Saúde, Unidades Básicas de Saúde e postos credenciados, para validar as informações e emitir o Cartão Nacional de Saúde.

Por tanto, basta comparecer até um dos locais indicados pela administração deste setor e realizar o seu cadastro, com alguns dados básicos: nome completo, data de nascimento, município de nascimento, nome da mãe, e etc.

A emissão acontece na hora, pois o posto credenciado possui um sistema que possibilita imprimir o cartão SUS sem a necessidade de burocracia e um período maior de tempo.

A partir do cadastramento e da emissão do cartão, e com a integração dos sistemas tendo o número do CNS como chave integradora, será possível identificar o usuário em todos os seus contatos com o SUS e acompanhar a sua evolução dentro do Sistema.


Aplicativo Meu digiSUS

Querendo saber como consultar cartão SUS? Por meio do aplicativo Meu digiSUS os usuários conseguem ter acesso ao Cartão SUS 2019 online, em seus Smathphone ou Tablet.

O aplicativo está disponível para os sistemas IOS e Android, nas lojas de aplicativo Google Play e App Store. Por meio desta plataforma os usuários têm acesso a:

  • Agendamentos de consultas e procedimentos realizados pelo cidadão na atenção básica, média e de alta complexidade;
  • Informações gerais do cidadão, como lista de medicamentos que foram recebidos pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular”, lista de vacinas recebidas e outras novidades;
  • Consultar estabelecimentos de saúde próximos a sua localidade ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.
Para garantir a segurança dos seus dados de saúde, em seu primeiro acesso, procure uma unidade de saúde para atualizar seus dados no cadastro do Cartão Nacional de Saúde. Feito isso, você poderá realizar seu cadastro seguindo as instruções de acesso no aplicativo.

Consulta Cartão SUS 2019

Também de maneira digital é possível fazer a consulta cartão SUS 2019, pelo site do Portal de Saúde do Cidadão, este é o meio mais indicado para quem deseja consultar o seu histórico como usuário do SUS, ou verificar se já possui o cadastro. Veja no passo a passo como realizar este processo:

Passo 1:

  • Acesse o site do Portal de Saúde do Cidadão;

Passo 2:

  • Selecione a opção que deseja para realizar a consulta: por número de identificação ou por nome;

Passo 3:

  • Insira as informações de acordo com a opção que escolheu, não esqueça de clicar em ‘Não sou um robô’ e depois em ‘Consultar’.