Brasil Carinhoso: Inscrição

O Brasil Carinhoso é um programa do governo lançado em 2012 que contempla um conjunto de ações visando atender famílias que se encontram em situação de pobreza e que tenham crianças de até 6 anos de idade em sua formação. Hoje, vamos explicar o que é o programa Brasil Carinhoso, quais ações são contempladas por ele, como ele pode beneficiar as famílias mais pobres e como fazer sua inscrição.

1

Brasil Carinhoso

Com o objetivo de atender o grupo mais vulnerável de pessoas que vivem na miséria – que são as crianças e os adolescentes de até 15 anos –, surgiu o programa Brasil Carinhoso. A ideia principal é diminuir a situação de vulnerabilidade econômica de crianças de 0 a 6 anos, já que essa é a fase crucial do desenvolvimento intelectual e físico do indivíduo.

Brasil Carinhoso: Como Funciona?

O programa Brasil Carinhoso pode ser dividido em três áreas. Vamos conhecê-las melhor a seguir.

Renda

Logo que o programa foi criado, ofereceu-se um valor de R$ 70 a todos os beneficiários. Esse valor funciona como um complemento ao programa de distribuição de renda Bolsa Família. Assim, entendeu-se que as pessoas poderiam sai da situação de pobreza extrema. Porém, os benefícios não pararam por aí.

2

Saúde

O programa Brasil Carinhoso também beneficia as crianças na área da saúde. Tratando os males que são responsáveis por prejudicar o desenvolvimento no início da infância, o programa conta com as seguintes medidas:

  • A distribuição das doses de Vitamina A para crianças aumentou (as crianças devem ter entre 6 meses e 5 anos de idade). Essa distribuição é feita nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) através de campanhas que incentivam a vacinação. Ao prevenir a deficiência de vitamina A, a medida está diminuindo as chances dessas crianças desenvolverem cegueira noturna (deficiência visual) e anemia e reduzindo o risco de mortalidade.
  • Distribuição gratuita de medicamentos para a asma nas unidades de Farmácia Popular em todo o Brasil. A asma é, atualmente, a 2ª doença que mais provoca internação e morte de crianças.
  • Aumento da oferta de sulfato ferroso nas Redes de Atenção Básica e Saúde. Observou-se que esse é um dos minerais que mais fazem falta para crianças de até 24 meses. Buscando suprir essa necessidade, diminui-se o risco de anemia e, consequentemente, contribui-se para o desenvolvimento infantil.

Educação

Veja, a seguir, quais são as medidas do governo dentro do programa Brasil Carinhoso no que diz respeito à educação.

  • Aumento na quantidade de vagas destinadas a crianças entre 0 e 48 meses nas creches públicas.
  • Financiamento para construir novas creches.
  • Aumento do valor repassado para a alimentação escolar.

3

Brasil Carinhoso: Inscrições

Para ser beneficiado pelo programa Brasil Carinhoso, é necessário fazer parte do programa Bolsa Família. Para se inscrever no Bolsa Família, você precisa ter os dados de sua família inseridos no Cadastro Único. O Cadastro Único, por sua vez, deve ser realizado no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de seu município.

Para saber qual é o CRAS mais próximo de você, clique nesse link e consulte o mapa.

Assim, quando for até o CRAS e manifestar seu interesse em participar do Bolsa Família, mencione também o programa Brasil Carinhoso.

    1. irani pereira da silva
    2. Maria
    3. Eliane batista das virgens
    4. Eliane batista das virgens
    5. Erica

    Adicione Seu Comentário