Aditamento FIES 2019: Renovação, Prazos, Solicitação

Ainda não sabe como fazer o aditamento FIES 2019? É de suma importância que os estudantes se mantenham informados sobre o aditamento FIES 2019, pois por falta de informação você pode acabar perdendo o prazo para este processo. Por isso, aqui neste post reunimos todos os detalhes sobre! 

Aditamento FIES 2019

Aditamento FIES 2019

Antes de conferir todas as informações referentes ao aditamento FIES 2019, é importante conhecer mais sobre o Fundo de Financiamento Estudantil. Abaixo, saiba tudo sobre! 

✓ Veja como realizar a inscrição nas Provas ENCCEJA 2019!

FIES 2019 

Criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação, em parceria com milhares de instituições privadas do ensino superior, o Fundo de Financiamento Estudantil mais conhecido como FIES, oferece a oportunidade para que os estudantes possam financiar o seu curso pagando apenas ao concluir sua graduação. 

Vale salientar que esse financiamento não é uma bolsa de estudos, pois ainda assim os estudantes devem pagar as mensalidades dos seus cursos. No entanto, essas mensalidades ficam com uma valor mais acessível e os prazos de pagamento são maiores, onde o estudante só começar a pagar após concluir seu curso.

✓ Vejas as opções de cursos ofertados pelo Vestibulinho ETEC 2019!

A seguir, você confere mais informações sobre! 


Como funciona o Aditamento FIES 2019

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o aditamento FIES 2019. Esse adiantamento nada mais é do que a renovação do financiamento oferecido pelo FIES ao estudante. 

Todos os estudantes que possuem seu financiamento com FIES, sabem que a cada período precisa renovar o seu cadastro para continuar usufruindo deste benefício. 

Ou seja, duas vezes por ano o estudante deverá realizar o aditamento FIES 2019


Tipos de Adiantamento FIES 2019 

Para realizar o aditamento FIES 2019, os estudantes possuem duas opções. São elas:

  • Adiantamento Simplificado;
  • Adiantamento Não Simplificado. 

Abaixo, veja como funcionam cada uma delas:

Aditamento Simplificado

Este tipo de aditamento ocorre quando não há alteração de clausulas contratuais do financiamento do estudante. Ele é indicado para os estudantes que não precisam realizar nenhuma modificação nos seus dados cadastrados e que principalmente não possuam nenhuma pendência financeira. 

✓ Veja como se inscrever no Educa Mais Brasil 2019!

aditamento NÃO Simplificado

Já o adiantamento não simplificado, ocorre quando há alguma alteração das clausulas contratuais do financiamento do estudante. Ele é indicado para os estudantes que precisam fazer alterações nos seus dados cadastrais e que possuam pendências financeiras que precisem ser negociadas.


Como solicitar o Aditamento FIES 2019?

Pra solicitar o adiantamento de renovação semestral dos contratos de financiamento simplificados e não simplificados, os estudantes deverão acessar o site do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). 

Quem solicita esse aditamento é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). 

Após a solicitação do aditamento pela CPSA, o estudante deverá verificar se as informações inseridas no SisFIES estão corretas e:

  • Em caso Positivo: Confirmar a solicitação de aditamento em até 20 (vinte) dias contados a partir da data da conclusão da solicitação e, em seguida, comparecer à CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), devidamente assinada pelo presidente ou vice—presidente da Comissão;
  • Em caso Negativo: rejeitar a solicitação de aditamento e entrar em contato com CPSA para sanar as incorreções e solicitar o reinicio do processo de aditamento.

Realize o aditamento FIES 2019

Logo depois de receber um email do CPSA você deverá seguir as instruções abaixo para realizar o seu aditamento FIES 2019

  • Acesse o site SisFIES ➟ Clicando aqui;
  • Nesta página, clique em “Adiantamento de Contrato como mostra na imagem abaixo:


  • Faça login e clique em “Entrar”;

  • Se achar necessário, altere alguma informação desejada;

  • Agora, clique em “Confirmar Adiantamento”. 

Atenção!!! Para os adiantamentos não simplificados, os estudantes deverá comparecer com seus fiadores ou representantes legais em um prazo de até 10 dias para assinarem o adiantamento FIES 2019 nos agentes financeiros.