SISU 2016: Inscrições, Nota de Corte, Cronograma

Você é uma das milhares de pessoas que sonham em realizar um curso do ensino superior? Então, você precisa conhecer o SISU 2016: essa pode ser a oportunidade perfeita! Através do SISU 2016, você pode conquistar uma vaga em uma instituição público de ensino superior. Quer saber mais sobre o programa, as inscrições, a nota de corte e o cronograma? Continue lendo!

SISU-2016

SISU 2016

  • Veja muito mais sobre programas sociais e planos do governo, no Governo Brasil, clique Aqui!

SISU 2016: Como Funciona?

SISU é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Esse é um sistema gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) e tem como objetivo permitir que instituições públicas de ensino superior ofertem vagas para candidatos com base em suas notas do ENEM. Assim, para participar do SISU 2016, você precisa ter realizado o ENEM no ano de 2015.

SISU 2016: Processo Seletivo e Inscrições

O candidato que quer participar do SISU 2016 realiza o processo seletivo que ocorre em uma única etapa. Veja como é simples.

  1. O candidato se inscreve e escolhe os cursos que tem interesse de acordo com as vagas disponibilizadas pelas instituições.
  2. Quando a etapa de inscrição se encerra, automaticamente o sistema seleciona os candidatos com maior nota no ENEM e esses são os aprovados em cada um dos cursos.
  3. Em seguida, são realizadas as chamadas dos selecionados e eles tem um prazo para realizar a matrícula na instituição escolhida. Caso eles não realizem a matrícula no prazo informado pelo SISU, eles perdem o direito a vaga e então são realizadas novas chamadas com base em uma lista de espera de candidatos.

Para ser selecionado pelo SISU 2016, é necessário que sua nota do ENEM seja ótima. Esse é o único fator que determinará sua aprovação. Assim como você, diversos outros candidatos participarão. Se sua nota do ENEM for boa, você terá grandes chances de vencer seus concorrentes e ser selecionado.

3

As inscrições para o SISU 2016 serão realizadas em dois momentos: no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre. As inscrições, portanto, ainda não estão abertas.

Em janeiro de 2016 e posteriormente em julho de 2016 você poderá acessar o site oficial do SISU e verificar se as inscrições já estão abertas. Clique aqui para acessar o site oficial.

Você também pode ficar de olho em nosso blog, pois assim que as inscrições abrirem, nós atualizaremos esse post, portanto, fique atento!

SISU 2016: Nota de Corte

A nota de corte do SISU 2016 é a pontuação mínima necessária para classificação em cada curso. É importante frisar que a nota de corte não garante sua aprovação e funciona apenas como uma base para você monitorar sua inscrição.

Ela será informada pelo sistema do SISU no período de inscrições. Cada curso tem sua nota de corte. Se a note de corte do curso de Fisioterapia, por exemplo, for 500, isso significa que para ter chances de ser aprovado você precisa ter obtido pelo menos 500 pontos no ENEM.

2

SISU 2016: Cronograma

O cronograma SISU 2016 serve para orientar os candidatos sobre o período de inscrições e sobre as datas de divulgação dos candidatos aprovados.

É importante conhecer o cronograma para não perder o prazo de inscrições e, principalmente, o prazo de matrícula caso você seja aprovado.

O cronograma será divulgado no site oficial do SISU assim como as notas de corte. Fique atento para não perder os prazos!

Avalie este Post
4 Responses to “SISU 2016: Inscrições, Nota de Corte, Cronograma”
  1. Natália Mirelle Araujo Gomes
  2. Euripedes Gonçalves Nogueira
  3. Anderson Alves
  4. Polyana

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *