INSS Autônomo: Saiba como contribuir, Regras!

Para contribuir com o INSS Autônomo é preciso atender a alguns requisitos. Para deixar tudo esclarecido, nós fizemos este guia completo sobre o INSS Autônomo para tirar todas suas dúvidas. Vem conferir como contribuir e todas as regras do INSS. 

INSS Autônomo

INSS Autônomo

INSS Autônomo

O INSS é um órgão público, que presta serviços à sociedade brasileira. Todos o trabalhadores brasileiros devem contribuir todos os meses com a Previdência Social.

Com a contribuição para a Previdência, os trabalhadores tem direito à aposentadoria quando chegarem ao tempo máximo de trabalho de acordo com as regras do INSS. 

consulta-inss-beneficio

Para você contribuir com INSS como autônomo, é preciso atender a alguns requisitos. O trabalhador autônomo é o trabalhador que desenvolve atividades e possui uma renda, mas não tem vínculo algum com empresas. 

Se você trabalha por conta própria, mesmo que preste serviço a outras empresas, mas não possui nenhum tipo de vínculo contratual com ela, pode se considerar um trabalhador autônomo. 

239-inss-para-autonomo-16-maneiras-de-comprovar-atividade-580x387

Como a própria palavra “autônomo” diz, este trabalhador possui total autonomia, liberdade para decidir como e quando prestará seus serviços, e estabelecer preços de acordo com as regras do mercado.

No Brasil, metade das pessoas que possuem renda se consideram autônomas, por isso, saber como contribuir com o INSS Autônomo é de importância para grande parte da população. Nós te mostraremos como, no tópico a seguir: 


Quem pode contribuir com o INSS Autônomo? 

Se você trabalha por conta própria e não possui nenhum contrato ou carteira assinada com qualquer empresa, pode contribuir com o INSS como autônomo. 

Quem se encaixa nesta categoria de Trabalhador Autônomo, é denominado de Contribuinte Individual. Os motoristas de táxi, vendedores ambulantes, as diaristas, pintores, eletricistas, síndicos remunerados e associados de cooperativas de trabalho são um dos exemplos de Contribuinte Individual. 


Como pagar o INSS Autônomo? 

O pagamento deve ser feito mensalmente. É preciso acessar o site da Previdência para gerar a guia de pagamento. 

Segundo informações da Previdência, quem paga sobre o valor de um salário mínimo também pode realizar pagamentos trimestrais. Para isto, deve observar as seguintes condições:

  • Utilizar o código específico de contribuição trimestral;
  • estar contribuindo com valor de remuneração mensal igual ao valor do salário mínimo vigente multiplicado por três;
  • preencher o campo “competência” da GPS obedecendo os trimestres civis.

Há uma tabela do INSS que você pode se basear para saber o valor que deverá ser pago, confira: 

screenshot_1


Agendamento INSS

Para dar entrada no INSS Autônomo como Contribuinte Individual, você deve agendar o atendimento em uma das agências do INSS. 

Para um melhor atendimento e não enfrentar nenhuma burocracia, você pode agendar online, pelo site da Previdência Social. Para ser encaminhado diretamente à página de agendamento, clique no link a seguir: 

Para saber mais detalhes específicos, entre em contato com os serviços da Previdência Social, ligando para o telefone:

  • Telefone: 135

O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

 

INSS Autônomo: Saiba como contribuir, Regras!
1 votos. Average: 5 out of 5

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *