Inscrições FIES 2018: Faça aqui sua inscrição!

Muitos jovens atualmente desejam cursar o ensino superior, mas não possuem condições financeiras, para isso o Governo Federal criou o Fundo de Financiamento Estudantil, mas para participar é necessário realizar as inscrições FIES 2018. Ficar atento ao prazo de para realizar sua inscrição é importante para não perder nenhum procedimento necessário. Vamos saber mais sobre as inscrições FIES 2018 e sobre o programa que beneficia milhares de pessoas.

Inscrições FIES 2018

Inscrições FIES 2018

curriculumInscrições FIES 2018

Quer participar do FIES e não sabe como? Nós vamos explicar para vocês, pois, existem passos importantes para realizar as inscrições FIES 2018 e é necessário que o candidato siga todos eles para, talvez, garantir seu financiamento.

As inscrições FIES 2018 ocorrem todo semestre, ou seja, a cada seis meses (início e metade ao ano). E nesse post nós vamos descobrir como realizar a inscrição.

Para quem ainda não sabe o que é o FIES, ele é o Fundo de Financiamento Estudantil e permite que os estudantes que já estão matriculados em instituições privadas continuem seu curso, caso percebam que não terão condições de pagar todas as mensalidades.

O FIES é um programa do Governo Federal que possibilita que os alunos prossigam seu estudos, sem interrupção, desde que comprovem que não há condições de pagar o valor mensal cobrado pelo instituição.

✱ Conheça Mais Sobre os Programas:
Educa Mais Brasil 2018
PRONATEC 2018

Talvez o candidato que queira participar do financiamento se questione sobre como o FIES funciona, e nós vamos explicar aqui, além de informar sobre as inscrições FIES 2018.

Como funciona?

É importante frisar que existe uma grande diferença entre o FIES e ProUni (Programa Universidade para Todos) que também é do Governo Federal. O ProUni oferece bolsas de 100% (integral) ou 50% (parcial), nesse programa o aluno não paga nada durante seus anos de faculdade, a não ser gastos com materiais e livros.

Já no FIES o estudante que deseja adquirir o financiamento, precisa saber que é necessário “reembolsar” o governo todo o gasto com as mensalidades.

Sendo mais simples: ao finalizar o curso, após 18 meses do seu término, o estudante precisa pagar todos os meses um valor fixo para devolver ao Governo as mensalidades, e existe uma taxa de juros de 6,5% ao ano, o que torna o valor a ser pago acima do que o que foi gasto pelo Governo.

Além do que foi explicado acima, é importante salientar que os alunos ao longo dos anos de curso, são obrigados a pagar uma taxa no valor de R$ 150,00 a cada trimestre,


thinkingRegras FIES 2018

Antes de realizar as inscrições FIES 2018, é necessário saber quem pode participar do Financiamento já que existem regras que precisam ser seguidas, pois o programa é direcionado para pessoas sem condições de continuar pagando a mensalidade integral do seu curso.

Saiba as regras para poder participar e realizar as inscrições FIES 2018:

  • Ter sido pré-selecionado no processo seletivo nos cursos de nível superior,
  • Taxa de 6,5%;
  • Taxa de R$ 150,00 a cada três meses;
  • Está matriculo em uma instituição de nível superior;
  • A maior parte das vagas são oferecidas para cursos que não visão do governo são tidos como mais importante e que levam ao desenvolvimento do país, sendo eles:➜  Área de licenciatura e Pedagogia:
    Português, Ed. Física, História, Química, Geografia, Filosofia, Física, Artes, Português e todas as outras licenciaturas.
    ➜  Área de Saúde (Bacharelado):
    Enfermagem, Medicina, BioMedicina, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Serviço Social, Biologia, Ed. Física, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem e todos os outros na área de saúde.
    ➜ Área de Engenharia:
    Todos os cursos que obtenham na sua descrição a palavra “Engenharia”.

Quem pode participar:

É necessário saber que nem todos estão aptos a participar do FIES e realizar as inscrições FIES 2018

  • Pessoas com renda de 3 salários mínimos por pessoa;
  • Tenham participado de uma das edições do ENEM a partir de 2010;
  • Precisam ter tirado acima de 450 na média do ENEM;
  • Quem está matriculado;
  • Quem possuir bolsa de 50% no ProUni;

Inscrições FIES 2018 – Como fazer?

As inscrições FIES 2018 ainda não foram abertas pelo Governo Federal para novos contratos, mas nem por isso, você vai ficar sem informações. Já já, você vai ter acesso a como realizar as inscrições FIES 2018 e o que é preciso. Quando as inscrições FIES 2018 foram iniciadas nós iremos atualizar aqui, até lá vamos aprender como fazer. já que é o passo principal.

➜ Passo 1: Inscrições FIES 2018laptop

Acessar o Portal do MEC e preencher os seguintes dados:

  • Data de Nascimento;
  • CPF.

Screenshot_1

Screenshot_2

Preenchendo os dados ditos anteriormente, você seguirá para outra página.

➜ Passo 2: Inscrição no SisFIES

Para realizar o segundo passo, que é realizar a inscrição no site do SisFIES é necessário que você tenha passado na pré-seleção, na inscrição que você realizou no passo 1.

Caso você tenha verificado que foi aprovado, é preciso ir até o site do SisFIES em até 5 dias corridos e preencher os seguintes dados:

  • CPF;
  • Data de Nascimento;
  • E-mail;
  • Senha.

Screenshot_3

➜ Passo 3: Validar informações  junto a instituição de ensino

Após realizar o passo 1 e o 2, é preciso ir até a instituição de ensino validar as informações preenchidas nos dois sites ditos anteriormente. A validação dos dados é feita no setor de Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Nesse setor você confirmará suas informações e dos seus familiares:ereader (2)

  • RG;
  • CPF;
  • Registro Nacional de Estrangeiros – caso você seja;
  • Identidade Militar – para homens.

Nesse link você pode verificar os documentos complementares.

➜ Passo 4: Confirmando o Financiamento

Após realizar as inscrições FIES 2018, o último passo é no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal para confirmar a contratação do FIES. O Banco do Brasil ou Caixa são os agentes financeiros e você precisa escolher um deles.

As inscrições FIES 2018 ainda não foram iniciadas. Elas acontecem normalmente em janeiro e junho (todo início de semestre). E assim, que iniciar, iremos informar para vocês.

Não perde não e continua nos seguindo que atualizaremos tudo.

Inscrições FIES 2018: Faça aqui sua inscrição!
2 votos. Average: 5 out of 5
No Responses to “Inscrições FIES 2018: Faça aqui sua inscrição!”

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *