ENEM 2018: Inscrições, Datas, Local de Prova

O ENEM 2018 é um importante aliado para todos os jovens que desejam ingressar no ensino superior de forma gratuita. Mas é preciso conhecer um pouco sobre o que é o ENEM 2018, seu objetivo, suas regras e muito mais. No texto a seguir, você vai poder conferir dicas e muito mais.

ENEM 2018

ENEM 2018

notebook-and-pencilO que é o ENEM 2018?

Todos os anos é realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, que tem como sigla ENEM, é uma prova que acontece todo os anos para os alunos que irão concluir o ensino médio e desejam entrar em um instituição de nível superior de forma gratuita.

O ENEM 2018 avalia os estudantes através de uma prova que contém diversas questões de múltipla escolha e uma redação, e é realizada em dois dias, sempre aos fins de semana.


Provas ENEM 2018

As provas do ENEM 2018 são realizadas sempre aos fins de semana (no sábado e no domingo). O ENEM 2018 é constituído por 4 provas – 2 em cada dia – cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha, contendo 180 questões ao todo e uma redação que é realizada no segundo dia de prova.

O ENEM é considerado a melhor prova para testar a educação do Brasil. As provas são divididas em quatro áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
    História;notebook
    Filosofia;
    Geografia;
    Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    Biologia;
    Química;
    Física.
  • Linguagens e suas tecnologias
    Literatura;
    Artes;
    Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol;
    Educação Física;
    Português;
    Tecnologia da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas tecnologias.

A Redação é um texto dissertativo-argumentativo, com tema definido pelo governo, mas sempre, propondo temas atuais. O texto da redação do ENEM 2018 deve ter no máximo 30 linhas e tem 5 competências que são avaliadas pelos corretores:

  • Elaboração de proposta para intervenção do problema abordado, que respeite os direitos humanos do Brasil;
  • É necessário demonstrar domínio da língua escrita;
  • Demonstrar uma boa argumentação;
  • Selecionar, Organizar, Interpretar e selecionar os fatos, opiniões e informações do seu ponto de vista que será defendido no texto;
  • Mostrar ao longo do texto que entendeu o tema proposto na redação, dentro do tipo dissertativo-argumentativo.

Inscrições ENEM 2018

Para você que está procurando informações sobre o ENEM 2018 aqui você vai encontrar muitas delas, porém, as inscrições do ENEM 2018 ainda não foram abertas, sendo assim, é preciso esperar mais, que já já atualizaremos para você.notebook-and-mouse-cursor

Para realizar a prova é necessário realizar sua inscrição e receber seu cartão de inscrição contendo local e horário das provas que são definidos pelo governo.

 

No site do INEP  você pode realizar toda a inscrição e acompanhar todo o processo. No momento da inscrição você irá preencher alguns dados, e eles podem ser alterados e corrigidos durante todo o período que as inscrições estiverem abertas.

  • Data das inscrições: ainda não divulgada
    Screenshot_4

Assista também a este vídeo rápido com o passo a passo:


Datas e Locais de Prova ENEM 2018

Ao realizar sua inscrição, você receberá em casa, quando estiver mais próximo da realização do ENEM 2018 um cartão de inscrição.

Nesse cartão constam informações sobre a data da prova e seu local de prova. E é primordial levá-lo no dia da prova, juntamente com um documento com foto.

  • As prova do ENEM 2018 ocorrem todos os anos normalmente entre os meses de outubro e novembro, nunca excedendo esse tempo.
  • Datas das provas: ainda não divulgado

Cartão-de-inscrição-Enem-2016-artigo

Nos links postados abaixo você pode conferir algumas das provas de anos anteriores:

Atualizaremos com mais informações em breve.

ENEM 2018: Inscrições, Datas, Local de Prova
5 votos. Average: 5 out of 5
No Responses to “ENEM 2018: Inscrições, Datas, Local de Prova”

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *