ENEM 2017: Inscrições Passo a Passo!

O Enem 2017 está se aproximando e junto com ele a expectativa de que o número de inscritos para as provas desse ano, seja ainda maior do que no ano passado. Enquanto o dia tão esperado não chega, fique atento para não perder o prazo das inscrições do ENEM 2017. E Se não souber como proceder, você chegou no nosso blog na hora certa.
  

ENEM 2017

ENEM 2017

Os mais novos podem não entender o porquê de ter que realizar as provas do ENEM, mas o Exame Nacional do Ensino Médio é a maior prova de inclusão social e educacional do país e o segundo maior evento deste tipo do mundo, só fica atrás do exame realizado na China.

A alguns anos quando foi implantado, o ENEM apenas tinha a função de avaliar o nível do ensino médio por todo o Brasil, mas hoje, ele é porta de entrada para a maior parte das universidades e instituições de ensino superior brasileiras. Se você já ouviu falar sobre o FIES, SISU e PROUNI, não pode deixar de realizar as provas do exame.

ENEM 2017: Programas de inclusão

Os programa FIES, SISU e PROUNI são diferentes programas de inclusão, criados pelo governo federal, porém, ambos tem o mesmo objetivo de permitir que famílias de baixa-renda tenham acesso ao ensino superior.

Para se inscrever nesses programas é necessário que você realize as provas do ENEM, sem zerar a redação e tenha uma nota com a pontuação exigida pelos programas.

Entenda a diferença de cada um deles:

1 – FIES – O Fies é um programa de financiamento estudantil, com ele o estudante pode financiar até 100 % do valor do curso e começar a pagar só 18 meses depois de sua formação.

2 – PROUNI – O programa PROUNI oferta bolsas de estudos em instituições de ensino superior privadas, as bolsas podem ser de 50 a 100% do valor do curso e a sua classificação dependerá apenas da sua nota nas provas do ENEM.

3 – SISU – Já o SISU foi se adaptando a realidade das universidades públicas brasileiras, agora apenas com a nota do ENEM você ingressa na universidade pública que desejar. Algumas instituições já não tem mais os vestibulares próprios.

,

ENEM 2017: Inscrições

Depois de saber da importância do ENEM, acho que você está ainda mais interessado em realizar as inscrições nesse exame. Entenda então com funciona o passo a passo das inscrições.

  1. Acesse o site do INEP, www.inep.gov.br;
  2. Clique em ENEM 2017;
  3. Preencha os dados solicitados no menu de Inscrições, que são os seus dados pessoais, crie uma senha, situação escolar atual, nome da escola em que você estuda ou concluiu os estudos, dados sobre a situação socio-econômica;
  4. Depois confirme sua inscrição e acompanhe quando quiser, fazendo login com o seu CPF e senha criada.

eneemm

As inscrições para o ENEM 2017 ainda não estão disponíveis, por enquanto você precisa apenas se preparar, seja através da internet, apostilas, ou em sala de aula, não importa. Quando as inscrições estiverem disponíveis iremos atualizar o nosso post para você saber quando elas começaram. Em geral as inscrições se iniciam no primeiro semestre do ano, prepare-se.

Avalie este Post
2 Responses to “ENEM 2017: Inscrições Passo a Passo!”
  1. marco antonio
  2. priscila

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *