ENEM 2016: Inscrições Passo a Passo

Muitos jovens estão ansiosos esperando pelo ENEM 2016. Se você está lendo esse post, provavelmente é um deles. O Exame Nacional do Ensino Médio conta com milhões de inscritos todos os anos. Se você quer saber como se inscrever no ENEM 2016 e ainda conferir outras informações sobre a prova, é só ler esse post com atenção até o final.

ENEM-2016

ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como ENEM, é um exame de caráter voluntário e individual. Criado em 1998, passou por uma grande reformulação em 2009.

Quando o MEC (Ministério da Educação) reformulou o ENEM em 2009, esperava que o aluno estivesse apto a aplicar todos aqueles conceitos que aprendeu no ensino médio em situações-problema do dia a dia usando o raciocínio.

Segundo alguns críticos, o ENEM deixou de ter essa função assim que passou a ter a função de um vestibular. Assim, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o ENEM 2016 terá como principal objetivo colaborar para o ingresso de jovens em universidades.

Como foi o ENEM 2015?

O ENEM realizado no ano de 2015 contou com quase 8,5 milhões de inscrições, um número menor do que em 2014 quando contabilizou-se um total de quase 9,5 milhões de inscritos.

A taxa de inscrição para realização do exame foi de R$ 63. Estudantes matriculados no terceiro ano de instituições de ensino públicas ficaram automaticamente isentos do pagamento. Os candidatos de baixa renda também puderam pedir a isenção da taxa de inscrição. As expectativas são de que o mesmo ocorra no ENEM 2016.

2

ENEM 2016: Concorrência e Estudos

Como o ENEM tornou-se uma espécie de passaporte para instituições de ensino superior, a concorrência aumentou – e muito – nos últimos anos. O que isso significa? Que se se você quiser se dar bem no ENEM 2016, precisará se esforçar e estudar muito.

Parece óbvio dizer que é necessário estudar, mas é realmente isso que você precisa fazer. Imagine que há uma quantidade enorme de candidatos – são mais de 8 milhões – e você deve superar o maior número possível deles.

A nota que você obtém no ENEM pode garantir uma vaga em uma universidade, portanto, quanto melhor for seu desempenho, mais próximo dessa vaga você estará.

Quem quiser se dar bem no ENEM 2016 precisa criar uma rotina saudável de estudos, pesquisar as provas aplicadas em anos anteriores, fazer simulados e treinar redação. A sua preparação é o que irá diferenciá-lo.

3

ENEM 2016: Inscrições Passo a Passo

As inscrições para o ENEM 2016 ainda não estão abertas e não há estimativa de quando isso irá ocorrer.

No entanto, em 2015, as inscrições para participar do Exame Nacional do Ensino Médio ocorreram pela internet diretamente no site do INEP.

O candidato precisava informar alguns dados: RG, CPF, endereço de e-mail e também um número válido de telefone fixo ou celular. As inscrições eram feitas rapidamente e o candidato gerava o boleto para pagar sua inscrição em poucos minutos.

No ENEM 2016, as coisas não deverão mudar radicalmente. Muito provavelmente as inscrições também serão feitas pela internet e o procedimento será bastante rápido e simples.

Fique de olho em nosso blog. Assim que as inscrições estiverem abertas, traremos o passo a passo para você!

ENEM 2016: Inscrições Passo a Passo
Avalie este Post
2 Responses to “ENEM 2016: Inscrições Passo a Passo”
  1. cristina sena oliveira
  2. Larissa

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *