Como estudar antes do lançamento do edital de uma prova?

O edital é um dos documentos mais aguardados de todo concurseiro. Da data de sua publicação até o dia da prova no geral restam 3 meses ou menos, um período relativamente curto para uma prova tão importante. O ideal é iniciar a preparação antes do lançamento edital, o que é totalmente possível. Confira dicas a seguir. 

Comece pelas disciplinas genéricas

O conteúdo programático de um concurso pode mudar bastante entre um edital e outro. O tradicional é os concurseiros buscarem as disciplinas cobradas no edital anterior. Mas isso funciona apenas com concursos regulares, os quais acontecem sempre. Quando um órgão leva mais de seis anos para organizar um novo certame muita coisa pode mudar. 

Uma dica bacana é buscar as disciplinas básicas, em especial as comuns a todos os certames. Para o concurso polícia militar 2018 e receita federal, por exemplo, temos em comum as matérias de português, informática, raciocínio lógico e direito constitucional. São as mais cobradas em todos os concursos e podem servir de norteio para o concurseiro começar a estudar antes do edital ser publicado. 

As disciplinas mais cobradas em concursos para começar a estudar são:

  • Português – ortografia e gramática;
  • Informática – sistemas operacionais e pacote office em especial;
  • Raciocínio lógico e lógico matemático;
  • Redação oficial.

Com essas três não há erro começar antes. E quando o edital for publicado é só revisar ou ajustar o conteúdo. 

Analise as específicas mata adiantar conteúdo

Um dos pontos mais importantes para ser aprovado em um concurso estudando antecipadamente é definir ao menos a área do certame. Eles podem ser policiais, para bancos, para tribunais, para auxiliar administrativo e alguns outros. A área define quais são as matérias específicas e já ajuda a guiar o conteúdo para estudo. 

Ao selecionar a área o aluno pode buscar as disciplinas básicas de sua área. Quem pretende algum concurso policial ou de tribunal, por exemplo, com certeza deve estudar direito constitucional até a exaustão porque cai costumeiramente na prova. 

Já quem está optando por concursos bancários de seja qual for o banco deve focar em conhecimentos bancários e matemática financeira sempre. Basta analisar as disciplinas comuns a sua área e focar no conteúdo específico para ficar na revisão pós edital. 

Mantenha-se atualizado nas novidades de conteúdo programático

Todas as disciplinas sofrem ajustes ao longo dos meses ou anos. Se o concurseiro já escolheu seu concurso foco, é momento de começar com as matérias básicas e também ficar ligado nas novidades. 

Vale a pena seguir o perfil de um professor de cursinho ou acompanhar mudanças nas leis. É uma forma de saber se o material escolhido é de qualidade e atualizado e se manter em dia com atualizações. Assim não será pego de surpresa na prova. 

Mas quando se fala em atualização de conteúdo não é preciso acompanhar tudo até o dia da prova e buscar vorazmente jornais e revistas sobre novidades. A banca pode cobrar apenas o que foi publicado até o dia do lançamento do edital no Diário Oficial. 

Como estudar antes do lançamento do edital de uma prova?
1 votos. Average: 5 out of 5

Alguma dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *